terça-feira, 14 de agosto de 2007

O Batismo na Umbanda (Por Natan, Guia de Maria da Conceição)


O batismo na Umbanda é uma solenidade de grande responsabilidade para quem está sendo batizado, para os padrinhos e para o oficiante.

O batismo é o ato que une os mentores do Astral e as entidades que assistem os médiuns. O batismo não é apenas a cerimônia de banhar a cabeça com água do mar, e sim, o ato de preparar o filho para os encargos da vida espiritual num terreiro de Umbanda.

Jesus de Nazaré, tendo chegado o tempo de começar sua missão em público, pediu a João Batista, o “Solitário do Deserto”, que o batizasse nas águas do Rio Jordão, para dar exemplo a todos os seus seguidores, demonstrando assim, que para trabalhar, o filho precisa se preparar. Quando se realiza um batizado as Entidades e os Mentores comparecem para assistir, ajudar e abençoar o filho.

O batismo para o médium que trabalha no Terreiro:

Primeiro: procura-se o Guardião que presidiu o seu nascimento.
Segundo: procura-se o Orixá que é Senhor do dia da semana.
Terceiro: procura-se um nome que se enquadre com o seu Orixá, com o seu Mentor e com o seu Guardião, e que lhe seja favorável.

Quando o candidato ao batismo é menor ou quando ele não é um “obreiro do Terreiro”, ele recebe o mesmo nome que lhe foi dado em seu nascimento e sob o qual foi inscrito no registro civil.

Nenhum comentário: