segunda-feira, 5 de novembro de 2007

15 de Novembro - Aniversário de Fundação da Umbanda


A nossa amada Umbanda teve sua origem em 15 de novembro de 1908, quando o Caboclo Sete Encruzilhadas, incorporado no médium Zélio Fernandino de Morais, em plena sessão de trabalho de mesa branca, anunciou que a partir de então daria início a um culto calcado na humildade e na igualdade. Nesse culto, Caboclos e Pretos-Velhos teriam como cumprir a sua missão espiritual. E assim foi feito.

Guiada por espíritos iluminados, a Umbanda abraça a todos sem distinção. Com amor, as entidades que nela se manifestam auxiliam a qualquer um que precise, independentemente de seu nível social, de sua raça e de sua religião. Não há quem esteja num momento de aflição que não receba palavras de luz e conforto dos Guias que nela trabalham.

Nas sessões de Umbanda se apresentam:
Os Pretos-Velhos, com sua humildade e sabedoria.
Os Caboclos de Oxóssi, com sua força e determinação.
Os Caboclos de Ogum, com sua energia e proteção.
Os Caboclos de Xangô, com sua justiça e retidão.
A Linha d’Água, com seu carinho e energização.
As Crianças, com sua pureza e inocência.
Os Baianos, com sua alegria e fé inabalável.
Os Exus, com sua prestatividade e companheirismo.

Assim, quando se adentra num Terreiro de Umbanda com o coração aberto, recebe-se tanta energia, tanta luz e tanta força, que é impossível não se emocionar. A Umbanda é a religião que com base na caridade, engloba fé, esperança, magia, amor, dedicação e resignação. Nos ensina a confiança, nos traz serenidade, nos inspira e nos eleva. Aquele que busca com sinceridade os Guias da Umbanda se fortalece, cresce e se torna a cada dia uma pessoa melhor.
Saravá!

(Autoria: Erica Camarotto)

Nenhum comentário: